terça-feira, 14 de outubro de 2008

Ação de Probióticos

Como atuação funcional benéfica no organismo, os probióticos têm efeito sobre o equilíbrio bacteriano intestinal, controle do colesterol e diarréias, redução do risco de câncer, de hipertensão, de toxinas no sangue e estímulo do sistema imunológico. Os principais efeitos fisiológicos dos probióticos são:

1) Inibição de bactérias intestinais indesejáveis (isto pode ocorrer por produção de substâncias bactericidas ):
- Os Lactobacilos podem produzir peróxido de hidrogênio, substância inibidora da E. coli, Salmonella sp, etc.
- Adesão à mucosa de multiplicação: este termo refere-se à capacidade dos probióticos de aderirem nas vilosidades do intestino, competindo e inibindo a fixação dos patogênicos. A adesão não ocorre com todos os probióticos; segundo Bengmark, parece ser verdadeira somente para o Lactobacillus plantarum 299.

2) Ativação da imunidade celular e hormonal: Os Lactobacillus acidophylus, bulgaricus e casei aumentam a atividade fagocitária, a síntese de imunoglobulinas e a ativação dos linfócitos T e B.

3) Aumento da digestibilidade da lactose: os Lactobacilos produzem a enzima b - galactosidase, que facilita a digestão da lactose.

4) A presença de substâncias prebióticas irão estimular o efeito de Bifidobactérias, suprimindo a atividade de outras bactérias putrefativas, que podem levar à formação de amônia, a qual é precursora de nitrosaminas, que por sua vez são carcinogênicas.

5) Os microorganismos probióticos influenciam no metabolismo lipídico. Vários estudos clínicos apresentam como resultado de utilização dos probióticos, reduções significativas dos níveis de colesterol total pela diminuição do colesterol LDL, enquanto que os níveis de colesterol HDL aumentam ligeiramente. O efeito hipocolesterolemiante das bifidobactérias resulta da diminuição da absorção e do transporte do colesterol alimentar para o fígado via quilomicras e, por outro lado, pela desconjunção dos sais biliares com menor absorção do colesterol pelo intestino. A niacina formada pelas bifidobactérias reduz o fluxo de ácidos gordos livres que ao diminuir a biosíntese da lipoproteína VLDL contribui para a redução dos níveis plasmáticos dos triglicéridos.