sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Novos Termos nos Rótulos de Alimentos

Recentemente algumas empresas, buscando lançar produtos diferenciados, utilizam termos atrativos, mas com significado ainda obscuro para a maioria dos consumidores, buscando esclarecer esse tipo de dúvida, falaremos sobre alguns desses termos a seguir:

- Natural: Apesar de não existir nenhum tipo de certificação que comprove, supõe-se que o produto foi cultivado sem agrotóxicos.

- Orgânico: No seu cultivo não há utilização de agrotóxicos, fertilizantes químicos ou hormônios do crescimento. Alguns produtores e pesquisadores sugerem que esses produtos são mais nutritivos e benéficos à saúde, porém não existem estudos conclusivos que comprovem isso.

- Carbono Neutro: Um produto carbono neutro é aquele que é certificado quanto ao seu processo de fabricação. Processo esse que evita a emissão de gás carbônico e/ou outros gases igualmente nocivos ao meio ambiente.

- Biodinâmico: Alimento orgânico que ao ser cultivado, seus produtores consideram as fases da lua, a posição dos planetas, entre outras particularidades cósmicas. Não há comprovação de que esse método de cultivo gere produtos mais nutritivos.