quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Síntese do Leite

O Leite é um produto secretado pela glândula mamária por meio de um complexo controle hormonal. Estrógenos, progesterona e hormônio do crescimento são responsáveis pelo desenvolvimento estrutural da glândula mamária. Os corticóides são responsáveis pelo desenvolvimento das organelas celulares da célula secretora. A insulina estimula a divisão celular do epitélio mamário. A prolactina inicia e mantém a lactação. A ocitocina contrai as células miopiteliais. Os precursores atuam na síntese dos constituintes na célula secretora (lactose, caseína, gordura) oriundos da celulose, proteínas, da alimentação. Substâncias secretadas vêm diretas do sangue (anticorpos, sais, água). São necessários aproximadamente 500 volumes de sangue para formar 1 volume de leite.
A lactação é o processo de produção do leite que envolve basicamente três ações: secreção (síntese intracelular), liberação (expulsão da célula secretora), armazenamento (nos alvéolos, ductos e cisternas).
A mamogênese é o período em que a célula é preparada para a secreção do leite, nesta fase ocorre o crescimento do úbere, maturação das células secretoras (preparação do tecido mamário), aumento da taxa de estrógeno e progesterona, preparação e reforço do tecido da célula secretora. Nesta fase ainda não há produção e liberação de leite.
A lactogênese é controlada pelo hormônio prolactina, que é produzido após a parição, na glândula pituitária. Ocorre um decréscimo da taxa de estrógeno e progesterona. A ocitocina permite a expulsão do leite, é resultado de um reflexo nervoso, dependendo da existência de estímulos favoráveis e ausência de estímulos inibidores. A adrenalina é liberada quando ocorre um estímulo inibidor, provocando vasoconstrição, diminuindo a chegada de sangue aos tecidos, impedindo a ocitocina de atingir as células mioepiteliais, além da competição com a ocitocina nos receptores das células mioepiteliais. A lactogênese caracteriza-se pelo período de secreção do leite.
A galactopoiese corresponde a manutenção da produção durante a lactação, com o aumento crescente as taxas de estrógeno e progesterona (gravidez seguinte), haverá diminuição gradativa da taxa de prolactina.
A produção de leite é um processo cíclico, ou seja, a cada gestação todos estes processos metabólicos irão ocorrer novamente para que haja uma nova produção leiteira.